Fundamentos do Teste
O Coronavirus Ag Rapid Test Cassette (Swab) é um ensaio de membrana imunocromatográfica que usa anticorpos monoclonais de alta sensibilidade para detectar a proteína do nucleocapsídeo do SARS-CoV-2 em zaragatoa direto nasofaríngea.
A etiologia da infecção respiratória causada por microrganismos diferentes de SARS-CoV-2 não será identificada com este teste.
O teste rápido (swab) do Coronavirus Ag pode detectar SARS-CoV-2 viáveis e não viáveis o desempenho do teste rápido do Coronavirus Ag (swab) depende da carga de antígeno e portanto do vírus.
Principais Vantagens
• O resultado preliminar é fornecido em 15 min e confirmado em menos de 10 horas pelo laboratório.
• Os resultados são enviados por e-mail.
• Este teste é de fácil aplicabilidade e o mais rápido neste momento disponível para identificação do vírus SARS-CoV2 e da Covid 19.
Principais Limitações
• Se o resultado do teste for negativo e os sintomas clínicos persistirem, testes adicionais usando outros métodos clínicos são recomendados.
• O teste de antigénio é atualmente menos sensível do que os testes PCR.
• Um resultado negativo não exclui em nenhum momento a presença de antígenos SARS-CoV-2 na amostra, pois eles podem estar presentes abaixo do nível mínimo de deteção do teste ou se a amostra foi coletada ou transportada de maneira inadequada.
• Estes testes funcionam melhor com cargas virais elevadas, dentro de 2 a 4 dias após o início dos primeiros sintomas.
• O teste pode apresentar falsos negativos resultante de cargas virais reduzidas. Se existirem sintomas deverá efetuar-se novos testes por PCR ou repetir o teste em 24-48 horas.
DGS e SNS - Reporte de Casos
Apesar de se tratar de “testes rápidos” com resultados em cerca de 15 minutos, o processo implica a emissão de um boletim validado por um médico ou farmacêutico especialista.
Os testes com resultado positivo serão comunicados na plataforma SINAVELAB, para permitir o rastreio epidemiológico por parte das autoridades de saúde pública.
O teste de Antigénio tem valores de Sensibilidade e Especificidade muito elevados. Garantindo resultados muito concordantes com a clínica do doente e respetivos sintomas.
Sensibilidade Relativa: 96.72%
Especifidade Relativa: 99.22%
Fiabilidade: 98.74%